Gostas de queimar borracha? de fazer fumo? de voar baixinho? Então...

Le mans 24 horas, resultados

A edição que celebra o 90º aniversário da mítica prova 24 horas de Le Mans fecha com alegria e tristeza junta. A vitória foi para Audi pela 12ª vez desde o ano 2000, que alinhou com o já conhecido Audi R18 e-tron quattro. A tristeza chegou com a morte do piloto Dinamarquês Allan Simonsen ao volante de um Aston Martin logo nas voltas de abertura.
Esta edição da mais mítica prova de resistência automóvel ficou marcada por chuva tendo começado sobre condições muito difíceis, factor que contribuiu significativamente para o acidente fatal do piloto dinamarquês que embateu nas barreiras da Tetre Rouge depois de perder o controlo do carro. Ainda assim, a prova continuou bem como a Aston Martin com os seus outros 4 carros a pedido da família de Simonsen, veja os resultados.

 
 
 (Foto: Allan Simonsen)

24 horas le mans allan simonsen

Os pilotos queixaram-se das condições climatéricas porque devido à chuva intensa diferentes partes do circuito tinham níveis de água muito diferentes sendo portanto muito difícil acertar com os tempos de travagem e velocidade em curva. À medida que as condições foram melhorando começou a Audi a ganhar terreno alcançando a vitória pelas mãos de Loïc Duval (F), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (GB) que juntos conduziram os Audi com apoio eléctrico e com tracção às quatro durante 24 horas.

 
"A décima segunda vitória da nossa marca em Le Mans teve como base o espírito consistente e inovador de nossos engenheiros, o compromisso incondicional de toda a equipa e a condução plena de “nervos de aço” dos nossos pilotos. Em nome da Audi, envio os meus sinceros parabéns por este sucesso a todos eles", salientou Rupert Stadler, CEO da Audi AG.
 

Este Audi R18 e-tron quattro consegiu fazer toda a prova sem nenhum problema técnico, tendo alcançado uma margem de uma volta sobre o forte adversário da Toyota. Já o Audi conduzido por Oliver Jarvis não gozou da mesma "sorte"ao sofrer um toque que lhe furou um pneu obrigando-o a percorrer mais de 13 Kms nessas condições. O terceiro carro da marca Alemã veio compensar o sucedido tendo alcançado o terceiro lugar depois de passar o Toyota que ocupava a terceira posição.

 

Classificação Final

 

 

  1. Audi Sport Team Joest - KRISTENSEN / DUVAL / McNISH (Audi R18 e-tron quattro / LMP1),  348 voltas em 24h 01m 16,436s à média de 241.4 km/h
  2. Toyota Racing - DAVIDSON / BUEMI / SARRAZIN (Toyota TS030 - Hybrid LMP1), a 1 volta
  3. Audi Sport Team Joest - GENÉ / DI GRASSI / JARVIS (Audi R18 e-tron quattro LMP1), a 1 volta
  4. Toyota Racing - WURZ / LAPIERRE / NAKAJIMA (Toyota TS030 - Hybrid LMP1), a 7 voltas
  5. Audi Sport Team Joest - LOTTERER / FÄSSLER / TRÉLUYER (Audi R18 e-tron quattro LMP1), a 10 voltas; etc.

Partilha:

Partilha:

Ensaios

Projectos

 

EM BREVE

 

Envia-nos o teu projecto seja ele um vag rebaixado, um clássico estimado ou mesmo um honda turbinado.

 

 Brevemente: Honda 1.6 i16 Turbo (Stock Look)

Gostas de escrever?

Gostarias de publicar notícias e eventos no Asfalto.pt ? Envia-nos um e-mail para geral@asfalto.pt com a tua informação e apresentação pessoal e junta-lhe uma ou duas notícias da actualidade automóvel escritas por ti.

Mostra aqui a tua máquina

No Asfalto.pt damos-te a possibilidade de mostrares o teu carro a todos os nossos visitantes. Se tens um carro clássico, modificado ou simplesmente aprimorado mostra-nos.

 

Candidatura